16 de jun. de 2011

Folegandros: a ilha perdida da Grécia

.

A Grécia tem aproximadamente 1400 ilhas espalhadas pelos mares Mediterrâneo, Egeu e Jônico. Dessas, 227 são habitadas. As regularmente visitadas pelos turistas não chegam a poucas dezenas. Entre elas, as mais famosas são Mykonos, Santorini, Rodes e Creta.

Apesar das ilhas gregas serem um dos roteiros mais procurados do mundo, é fácil encontrar ilhas que ainda mantêm a alma do país. Ilhas em que seus habitantes vivem a mesma rotina simples de séculos passados e onde o viajante pode mergulhar nos verdadeiros costumes e hábitos do povo local.

Um exemplo dessas ilhas intocadas pelo turismo de massa é Folegandros.


Interior do "Kastro", em Chora


Procure hotéis em Folegandros

Folegandros (Φολέγανδρος em grego) é uma pequena ilha de 32 km² no Mar Egeu, na parte sul das Cíclades, com apenas 667 habitantes (2001). Ela abriga três pequenas vilas: Chora, Karavostasis e Ano Meria.



Penhascos de Folegandros
Penhascos de Folegandros
Penhascos de Folegandros

A geografia de ilha é variada, com muitos encostas sobre o mar cristalino. A vila principal, Chora, é construída na borda de um penhasco de 200m. O porto fica na vila de Karavostasis. A praia mais bonita de Folegandros é Katergo, acessível apenas por barco.

Detalhes da vila de Chora
Detalhes da vila de Chora
Detalhes da vila de Chora

A maior igreja da ilha é Panagia, construída em uma rocha sobre Chora. Localizada sobre ruínas de um tempo antigo, foi renovada em 1687 e em 1821. O ícone da Virgem Maria é levado em procissão a todas as casas da ilha durante a Páscoa.


Subida de Panagia
Panagia à noite
Vista de Chora a partir de Panagia

 Mais informações sobre a ilha de Folegandros, Grécia



Site oficial da ilha de Folegandros
Open Seas - guia de ferries pelas ilhas gregas
Greek Ferries - guia de ferries pelas ilhas gregas
Mapa de navios pelo mundo em tempo real

Nenhum comentário: